INFORMES DA NEGOCIAÇÃO DO ÍNDICE DE REAJUSTE UNIMED
Em 15/12/16 a ADUEM realizou reunião geral com os titulares e usuários dos planos de saúde contratados, para informar o índice de reajuste proposto pela empresa de 25,5% e discutir propostas para dar início ao processo de negociação.
Foi unânime a recusa do índice e decidiu-se por nomear uma comissão para estudo e elaboração de uma proposta mais adequada.
Após algumas reuniões, a comissão entrou em contato com os representantes da Unimed e estabeleceu o índice da ANS (13,55%) para ser aplicado retroativo a dezembro/15.
Em resposta, a Unimed informa que a aplicação de tal índice não satisfaz o equilíbrio do contrato e, reafirma o proposto de 25,5%.
Diante do impasse, a comissão tomou como parâmetros as negociações anteriores e muitos cálculos foram realizados levando em consideração a ANS, o IPCA e o reajuste salarial docente. Na tabela abaixo podemos observar como foi a evolução destes números ao longo dos últimos 10 anos.
Nos dois últimos anos (2013 e 2014) não observamos diferenças significativas tanto nos índices anunciados (ANS e IPCA) quanto na nossa negociação de reajuste que, embora maior, manteve o valor de 13,75%.
Em segunda rodada de negociação, elaboramos então, nova proposta onde consideramos o índice da ANS (13,55) somado ao nosso reajuste de novembro de 2015 (3,45%) que resultou em 16,9%.
Novamente recebemos a negativa da Unimed alegando que a característica e desempenho do plano ADUEM acarretaria prejuízo na negociação do próximo aniversário do plano, em dezembro de 2016, podendo chegar a índices muito maiores.