A modernização tecnológica na Aduem
Com o objetivo de modernizar a comunicação entre a associação e o usuário, foi criado o Portal da Aduem. A ferramenta vem sendo testada desde o início da gestão Novas Perspectivas (biênio 2014-2015). O novo sistema visa auxiliar o controle financeiro de cobrança da Aduem e, ainda, tornar mais acessíveis dados que dizem respeito aos sócios.
A novidade do projeto atual está na praticidade de poder acessá-lo de qualquer lugar do mundo. Com essa inovação, o associado poderá acompanhar o extrato mensal por computador, tablet ou celular.
A modernização tecnológica na Aduem beneficiou todos os sócios. A colaboradora Letícia Kira explica que o novo sistema permite informatizar mais dados dos associados. Outra vantagem, segundo ela, está no envio de correspondências. "Anteriormente, utilizávamos muito os serviços de correios, agora é praticamente tudo enviado pelo portal, e o associado pode fazer essa escolha".
De acordo com o presidente Carlos Sica, a proposta é continuar inovando. "O portal será um instrumento importante na participação dos sócios e auxiliará no controle financeiro. Além de promover a interação entre os sócios, considerando que- permite a interação por meio de mensagens, estilo rede social, sendo necessário- apenas digitar parte do nome da pessoa (ver no MENU a opção "Pessoas"). Outra parte que modificará o sistema de cobrança é que os débitos serão lançados online pelo próprio gerador da despesa, com a autorização do associado no local. O comprovante de despesas para ser utilizado na declaração do Imposto de Renda (IR) também será retirado diretamente do portal", disse Sica.
O Portal também informa o aniversariante do dia, com isso, o associado pode enviar uma mensagem de felicitação a seus pares e, da mesma forma, receber mensagens.
Para a associada Josiane M. Pinheiro, o Portal possui boa funcionalidade. "Consegui ver minhas informações de perfil e verificar meus débitos facilmente. Também não tive problemas com a alteração de senha".
O sistema computacional que compõe o portal foi elaborado em uma linguagem de programação que permite o acesso integralmente pela internet e fica armazenado em um provedor de confiança, que garante os backups e a recuperação integral em caso de pane dos equipamentos.
Cada associado tem uma ficha cadastrada no portal e pode visualizá-la e informar alterações à secretaria pelo portal. A ficha é composta por quatro partes: dados pessoais, dados sobre a Aduem, dados sobre a UEM e dados sobre os dependentes.
No Portal, tudo é registrado e atualizado, mas com muito sigilo. Somente a pessoa e a Aduem têm acesso a informações específicas, nada é revelado aos demais cadastrados. Quanto aos dependentes, são cadastrados e vinculados à ficha do titular.
Para o internauta acessar, pela primeira vez, o site www.aduem.com.br/portal, deverá clicar no botão: “Solicitar Senha”. Ao fazer isso, o sistema pedirá ao usuário um e-mail para enviar a senha. Por isso, é importante assegurar-se de que o endereço do e-mail informado é exatamente o mesmo declarado na secretaria da Associação pois, caso contrário, a pessoa não receberá a senha.
Caso haja dúvida na de utilização do portal, entre em contato com a secretaria da Aduem pessoalmente ou pelo telefone 3224-1807.