Fumar afeta habilidades cognitivas
O tabaco é um vício que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, cerca de 25 milhões são fumantes e 200 mil morrem todo ano em decorrência do cigarro, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer.
Além de causar danos aos pulmões, esse hábito pode ser a razão
de um ataque cardíaco ou derrame.
Para descobrir o elo entre o cérebro e estas consequências danosas à saúde
humana, pesquisadores da universidade King’s College London fizeram dois testes
a cada 4 anos, com cerca de 8 mil pessoas que tinham mais de 50 anos.
Foram aplicados alguns testes de memorização de novas palavras e os voluntários tinham que dizer o maior número de animais possíveis em 1 minuto.
Os resultados comprovaram a hipótese dos cientistas de que o risco de ataque cardíaco e derrame estão associados ao declínio cognitivo. Aqueles que mostraram maior risco apresentaram resultados ruins nos testes de memorização.
O estilo de vida pode influenciar o desempenho cerebral e corporal, por isso, viver com saúde é fundamental para prolongar a vida.
A ginástica cerebral é um caminho para aqueles que buscam superar os desafios e ganhar em qualidade de vida. É uma prática saudável que melhora o desempenho cognitivo e retarda os sintomas de doenças degenerativas do cérebro.
Somada a exercícios físicos, boa noite de sono e alimentação saudável, os resultados da ginástica cerebral são percebidos logo nos primeiros meses.
Ainda dá tempo de mudar o seu estilo de vida. Comece uma rotina saudável para seu corpo e sua mente com a ginástica cerebral.
Fonte: http://metodosupera.com.br/artigos-sobre-o-cerebro/fumar-afeta-habilidades-cognitivas/