Debate em torno do plano diretor da UEM continua em 2014
Fonte:http://www.uem.br/index.php?option=com_content&task=view&id=7638&Itemid=1
A comissão instituída para a elaboração do plano diretor do câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM) encerrou o cronograma de trabalho de 2013 após reuniões realizadas em cada um dos sete centros da instituição. Os encontros fazem parte do processo participativo do Plano Diretor, cuja proposta é envolver e mobilizar toda a comunidade acadêmica em torno do tema. Para 2014, as reuniões terão continuidade a partir do mês de fevereiro, envolvendo os discentes, o pessoal técnico-administrativo, todo o complexo de saúde e a administração central da universidade.
A professora Ana Lúcia Rodrigues, presidente interina da comissão, salienta que as discussões em torno do tema ganharam fôlego novo após a realização da Conferência Municipal para Supressão de Diretrizes Viárias de Maringá, cujas decisões abrem a possibilidade de renegociação com a Prefeitura de Maringá. Ana Lúcia refere-se às vias localizadas dentro do câmpus, incluídas no sistema viário da cidade, e que, por decisão da Conferência, foram suprimidas (veja a localização das vias na foto acima).
Segundonota publicada no site da Gazeta Maringá, a Conferência, realizada no auditório Hélio Moreira, no dia 28 de novembro, ocorreu em meio a protestos e tumulto. Ainda assim, a plenária aprovou o pedido de supressão das vias, apresentado pelas professoras Ana Lúcia e Fábíola Cordovil, representantes da UEM no Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial. “Uma vez aprovada a supressão, aguardamos que o executivo encaminhe a matéria para ser votada na Câmara Municipal”, disse a professora.