Ópera abre Festival de Canto da UEM nesta segunda-feira
por Fábio Mussalli
Negunda à noite será noite de ópera em Maringá. O Núcleo de Ópera da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) apresenta na Oficina de Teatro da UEM a opereta "The Mikado", de Gilbert e Sullivan. É a abertura do 1º Festival de Canto da UEM. Virão à cidade quase 35 cantores. O maestro é Paulo de Marchi, o pianista Ben-Hur Cianok e a direção é de Denise Sartori, todos professores da Embap.
Os papéis principais da opereta são de Thiago Monteiro (Koko), Michele Coelho (Yam Yam), Rubens Rosa (Namki-Poo) e Cláudio de Biaggi (Mikado). "É uma ópera cômica cantada em inglês e não tem uma grande dificuldade técnica. O mais difícil foi achar cantores que fossem bons atores, pois ‘The Mikado’ tem muitos diálogos", diz Denise. "É uma ópera pouco feita no Brasil, mas muito encenada no mundo."
"The Mikado", uma história de amor e corrupção passada no Japão Imperial, estreou em maio em Curitiba e, segundo Denise, fez muito sucesso, embora não tivesse todos cenários e figurinos. A boa repercussão fez com que a produção recebesse investimentos.
Entrada franca
Ópera "The Mikado", com o Núcleo de Ópera da Embap
Segunda, às 20h, na Oficina de Teatro da UEM.