O 56º Conad e o amadurecimento da Sesduem
Clipping Informativo UEM
O processo de criação da Seção Sindical dos Docentes da UEM (Sesduem) foi início em 11 de setembro de 2007 (com sua fundação em assembleia realizada na sede da Associação dos Docentes da UEM-Aduem) e concluído em 24 de julho de 2009 (com o restabelecimento de seu registro sindical), e atendeu a uma reivindicação antiga existente em meio à comunidade de professores da UEM que era a da necessidade de uma representação sindical com atuação voltada exclusivamente para as demandas da categoria docente.
A consolidação dessa entidade contou com a participação decisiva da sua diretoria provisória (Gestão Provisória, de 11/9 a 11/12/2007: Henrique Radomanski, Giuliano Gomes de Assis Pimentel, Luzia Marta Bellini, Evandir Codato, Maria de Fátima Garcia, e Marcio Mendes Rocha) bem como da sua primeira diretoria definitiva (Gestão 2007-2009: Henrique Radomanski, Giuliano Gomes de Assis Pimentel, Luzia Marta Bellini, Evandir Codato, João Adalberto Mourão Dantas, Paulo Roberto Paraíso, João Ribeiro Gonçalves Filho, Manoel Messias Alves da Silva, Cícero Lopes Frota, e Lenita Gama Cambaúva); esse período foi marcado pela construção da identidade da Sesduem como uma conseqüência da comprovação da sua legitimidade formal.
Indiscutivelmente que o trabalho iniciado em 2007 teria outros desdobramentos. Dentre esses, a contínua ampliação do quadro de filiados e o aumento do interesse desses pelo envolvimento na condução da entidade. Da mesma forma que a intensificação da presença da Sesduem nos diferentes foros de discussão, tanto de caráter técnico como político.
E é a expressão dessa história em construção, a partir das suas distintas formas de atuação, que dá uma demonstração clara da maturidade que essa entidade sindical atingiu em tão curto espaço de tempo. Outros episódios mais recentes contribuem igualmente para a constatação desse fato. Vejam-se os casos da: 1) promoção do debate entre as candidaturas postulantes à Reitoria da UEM, em 2010. A Sesduem, a Aduem, o DCE, a Afuem e o Sinteemar conduziram com êxito o debate da sucessão reitoral, realizado em 11 de agosto de 2010; 2) da intervenção da Sesduem no grande expediente da Assembléia Legislativa do Paraná, em 20 de junho de 2011, quando na ocasião representou as Sessões Sindicais dos Docentes da IEES paranaenses e defendeu a ampliação dos investimentos na educação nacional; 3) organização da 56ª edição do Conselho da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Conad/AndeS-Sindicato Nacional), que realizar-se-á de 14 a 17 de julho de 2011.
É a expressão dessa história em construção, a partir das suas distintas formas de atuação, que dá uma demonstração clara da maturidade que essa entidade sindical atingiu em tão curto espaço de tempo
Sem sombra de dúvidas, tanto sua história como esse conjunto de acontecimentos sinaliza o grau de comprometimento da Sesduem com questões que afetam direta ou indiretamente o cotidiano de seus associados, e por esta razão a entidade vem trabalhando não apenas para a melhoria salarial, mas pelo estabelecimento de condições dignas para o desenvolvimento da atividade docente.
Contudo, somos conscientes de que o preço da representatividade é o de estarmos constantemente submetidos à crítica externa. Para além disto, a condução dos interesses de uma entidade de classe significará necessariamente que a todo momento seremos exigidos a buscar soluções para a superação de dificuldades internas e outras, muitas vezes a partir da nossa auto-crítica. O que é razoável que seja admitido uma vez que quaisquer atos humanos estarão constantemente sujeitos aos questionamentos.
Por fim, considerando que estamos em vias do término da Gestão 2009-2011 da Sesduem/Andes-SN, nessa oportunidade aproveitaremos para também ressaltar as diferentes contribuições dadas pelos integrantes da diretoria atual (Washington Luiz Félix Santos, Evandir Codato, Henrique Radomanski, Thais Botelho Junqueira, Paulo Roberto Paraíso, Cid Marcos Gonçalves Andrade, João Ribeiro Gonçalves Filho, Luciano Gonsalves Costa, Lenita Gama Cambaúva, e Wilson Rinaldi), que apesar de suas convicções distintas souberam contornar com o trabalho divergências, tendo como orientação básica a defesa dos interesses da categoria docente.
*Professor do Departamento de Engenharia Têxtil
Doutor em Química pela UEM;
Membro do Conselho da Aduem
Presidente da Sesduem/Andes-SN