Primeira professora mulher de física da UEM, Ester Ávila Mateus (81), publica sua autobiografia
A primeira professora mulher de física da UEM, Ester Ávila Mateus (81), publicará sua autobiografia no dia 5 de setembro, na Livraria Curitiba, Shopping Maringá Park. Ela faz questão que os/as colegas da UEM compareçam
Professora Ester Ávila Mateus (81) convida os associados e associadas da Aduem a prestigiar o Lançamento de seu primeiro livro “As emoções de uma vida…Bem vivida”. Será dia 5 de setembro, às 19h30, na Livraria Curitiba, Shopping Maringá Park (térreo).
Ester Ávila é a primeira professora mulher do Departamento de Física da UEM. Amante da fotografia, voltou à universidade para ser aluna do “Curso de Fotografia e Seus Encantos” da UNATI.
Ela conta que ainda é muita ativa, adora escrever, fotografar paisagens e que iniciou sua autobiografia em março deste ano. Em julho, o livro estava pronto. Uau!
Professora Ester é associada da Aduem de n. 454. Ela é portuguesa, chegou ao Brasil em 1961 com apenas o Ensino Médio e graduou-se na UEM. A primeira graduação foi Licenciatura em Ciências, na Faculdade de Filosofia, em 1969, concluiu em 1971. E, em 1972, foi para o ICET lecionar no Curso de Ciências. No mesmo ano, ingressou no Curso de Matemática, finalizando em 1974. Depois, o Curso de Especialização em Física e, em 1979, realizou o Mestrado em Física, na UNICAMP.