Sustentabilidade e Desenvolvimento Institucional da Universidade
Clipping 24-02-11
Informativo UEM 943
O planejamento tem sido a maneira encontrada pelas instituições para o enfrentamento de desafios, orientadas por diagnósticos sobre suas condições materiais, físicas e humanas, pelo estabelecimento de metas e pela delimitação temporal de seus propósitos e ações correspondentes.
No campo educacional, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é a ferramenta de gestão na qual são definidas estratégias para se alcançar objetivos num intervalo de tempo curto. De acordo com o Decreto Federal no 5.773/2006 (de 9/5/2006), o PDI deve contemplar cronograma e ações para o cumprimento de metas estabelecidas a cada quinquênio. Por isso, muito além de constituir objeto de exigência legal, o PDI representa uma oportunidade para a atualização da instituição, podendo expressar criticamente a conjugação de esforços pelo aperfeiçoamento, consolidação, renovação e sustentabilidade institucional.
O reconhecimento da boa qualidade das atividades desenvolvidas pela Universidade por si só não é suficiente para vencer os problemas enfrentados |
De fato, o reconhecimento da boa qualidade das atividades desenvolvidas pela Universidade por si só não é suficiente para vencer os problemas enfrentados por ela no cumprimento da sua missão de ensino, pesquisa e extensão universitária. Em especial, a ausência da consolidação de democracia interna (não bastou apenas assegurar a representação de alguns segmentos nos órgãos colegiados ou a participação, pelo voto direto, da escolha dos dirigentes universitários), a incompreensão dos Conselhos como fóruns de discussão das políticas institucionais, o intercâmbio ainda bastante restrito com a sociedade civil, são exemplos de situações recorrentes que se constituem em obstáculos ao desenvolvimento da instituição.
Ademais, é oportuno que estejamos atentos para a experiência negativa de outras instituições universitárias, onde a combinação de fatores como os apontados foi responsável pela formação em seus interiores de uma cultura marcada pelo patrimonialismo, pela fragmentação, por relações altamente hierarquizadas, pela personalização dos espaços e valorização demasiada da individualidade, em detrimento da unidade institucional e de sua efetiva democratização.
*Professor do Departamento de Física
Doutor em Informática na Educação pela UFRGS
Membro do Conselho da Aduem
Membro da Diretoria do Sesduem
Membro da Copertide