Implantação das promoções e progressões
Expectativa das universidades é que o pagamento das promoções e progressões ocorra a partir de setembro/21.
Preocupada com os critérios e prazo de pagamento das promoções e progressões liberadas pelo Governador do Estado, a Diretoria da Aduem buscou informações para esclarecer aos associados sobre o atraso na implantação dessas concessões.
Conforme o Despacho Governamental (Protocolo N. 17.235.984-1), cabe às universidades estaduais agilizarem esse processo após a publicação do Decreto de concessão no Diário Oficial.
Segundo o pró-reitor da Universidade Estadual de Maringá, Luis Otávio de Oliveira Goulart, a expectativa é que o pagamento das promoções e progressões ocorra a partir de setembro/21, porque os documentos dos servidores já foram enviados à SEAP (Secretaria da Administração e Previdência), em 16/08/21, para conferência e implantação em folha.
“A universidade já providenciou a documentação necessária e mandou todos os pedidos para Curitiba envolvendo as progressões e promoções dos servidores do ensino e do HU. Inclusive o que estava represado também foi enviado. Antes de encaminhar essa documentação, informei ao CAD como isso seria realizado. Agora precisamos aguardar para saber como é que o Estado vai analisar”.
O pró-reitor lembrou que houve mudança na dinâmica da promoção e da progressão, e que a UEM tem trabalhado para resolver esse processo.
“Como já foi dito em outras oportunidades, essa dinâmica da implantação mudou e não é mais automática. A posição oficial da SEAP é que agora tudo precisa ser feito via legislação, por decreto do governador. A UEM tem feito um trabalho exaustivo para resolver essas implantações e tudo está tramitando normalmente”, enfatiza.
Nesse período, a Aduem também contatou a Unioeste para saber se a universidade efetuou pagamento, conforme se comenta. De acordo com informações da pró-reitoria, “não passa de boato e a expectativa é a mesma das demais universidades estaduais”