Boletim sobre o panorama da ciência brasileira põe a UEM em destaque mundial
Publicação do OCTI monitora o estado da arte e os sinais emergentes no ambiente de Ciência, Tecnologia e Inovação no planeta.
Imagem/reprodução
PAULO PUPIM
Boletim anual divulgado neste mês pelo Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI) distingue a Universidade Estadual de Maringá (UEM) no panorama da produção científica mundial, com destaque para a área da Biodiversidade, na qual um dos artigos mais citados é o do professor Sidinei Magela Thomaz, do Departamento de Biologia da UEM.
Intitulada “Panorama da Ciência Brasileira: 2015-2020”, a publicação foi organizada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Observatório. A ideia é atuar na busca constante por iniciativas inovadoras que dialoguem com as necessidades do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O OCTI pretende, a partir de novas abordagens de métricas já utilizadas, disponibilizar panoramas sobre a produção científica e tecnológica brasileira e mundial, além de análises sobre indicadores que visam avaliar o potencial e os gargalos das diferentes grandes regiões e Unidades da Federação brasileiras frente aos desafios para o desenvolvimento regional e local.
A expectativa é criar um espaço de reflexão que também contribua para a avaliação e a formulação de políticas públicas com sólido embasamento conceitual e em evidências. Neste boletim, o Observatório apresenta os resultados da sua primeira agenda de estudos, feitos em 2020, com a intenção de divulgar dados e informações que visam auxiliar a construção de uma visão de futuro para o país.
Um de seus destaques é o mapeamento temático da pesquisa brasileira nos últimos cinco anos por meio da análise da produção indexada na Web of Science (WoS) com a participação de autores vinculados a instituições nacionais.
A partir de abordagens cientométricas inovadoras, são identificados os temas e objetos de pesquisa mais recorrentes e estrategicamente posicionados no conjunto dessa produção, revelando a competência e o esforço científico em diversas áreas para tratar questões e desafios globais.
Fonte:http://www.noticias.uem.br/index.php?option=com_content&view=article&id=25802%3Aboletim-sobre-o-panorama-da-ciencia-brasileira-poe-a-uem-em-destaque-mundial&catid=986%3Apgina-central&Itemid=211&fbclid=IwAR1JQWMYKbXrwjGuu0jLxirlrhB2bDAHpu4kAV0OunEiVNH_4AMEldwJpD8