Instituto oferece apoio psicológico a enlutados pela Covid-19
Para entender a dor de quem sofre com a perda de um familiar pela Covid - Lúcia Cecilia da Silva (Doutora em Psicologia, com pós-doc na Université Paris-Diderot - França 2015).
Quando uma pessoa morre, uma ferida imensa se abre na alma daqueles que conviveram com ela. A vivência dessa perda se chama luto, e este é um processo doloroso que afeta as várias dimensões da vida do enlutado: física, mental, emocional, social e espiritual.
Então é importante que o enlutado se sinta acolhido, que entenda seus sentimentos e que consiga trazer significado para a sua perda, para que consiga manter o melhor possível a sua saúde mental, sem que se negue a realidade da perda.
Na pandemia da covid-19, a vivência da morte de um familiar mudou de uma hora para outra, e alguns dos rituais que ajudam no processo do luto foram minimizados, e até excluídos. Dar o último adeus ficou difícil, os velórios ficaram mais curtos, o conforto da presença dos familiares ficou inviável, e, além disso, muitas famílias estão perdendo mais de um ente querido em pouco tempo. O sentimento de vazio ficou muito maior.
BUSQUE AJUDA
Considerando essa situação, o Instituto Veredas, conveniado com a Aduem, está oferecendo a possibilidade de um cuidado ao enlutado, por meio de acolhimento psicológico em grupo. É o Grupo de Apoio Psicológico a Enlutados da Covid-19 – GAPE Covid-19.
São cinco encontros mediados por psicólogos, gratuitos, na modalidade online, nos quais se terá a possibilidade de escuta, de partilha de experiências e de compreensão dos sentimentos num momento delicado da vida.
Para participar do GAPE Covid-19 é necessário se inscrever pelo formulário disponível no site: www.veredasinstituto.com.br ou fazer contato pelo WhatsApp (44) 9 9776-0065.
Ainda, no Instituto Veredas, os associados da Aduem podem usufruir de serviços com valores diferenciados. Trata-se de uma oportunidade de acesso a atividades que previnem e promovem saúde mental, também para pessoas que acolhem e cuidam do sofrimento psíquico.