AIKIDO - a arte da paz
“O espírito do Aikido não tem idade, você apenas tem que estar espiritualmente envolvido”, explica Jairo Botelho Cavalcanti (professor de Aikido na Aduem).
Foto: Professor Jairo Botelho com os alunos, na Aduem.
O Aikido é "a arte da paz", e foi considerado assim pelo Sensei (grande mestre) Morihei Ueshiba, no século XX, no Japão.
Na Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Maringá (Aduem) também há Akido. Há dois anos, o Sensei Jairo Botelho Cavalcanti, professor dessa arte há mais de 11 anos, realiza um projeto filiado à Associação Pesquisa Akido (APA). Professor Jairo tem paixão pelo Aikido e faz questão de ensinar tudo o que aprendeu com a arte da paz.
"O Aikido me permiti um olhar para o outro, respeitando mais as diferenças e pluralidades”, enfatiza.
A prática do Aikido vem de Técnicas do Taijutsu, uma arte milenar japonesa, que propõe o princípio da não agressão e do movimento de ação para uma reação (parte da ação do outro para funcionar). O instrutor relata que essa arte mexe com os músculos de uma maneira que outras técnicas não o fazem.
“O objetivo nessa arte não é finalizar o adversário, mas promover uma ação para que ele desista", explica.
As aulas de Aikido no Centro de Esportes de Lazer da UEM/Aduem ocorrem duas vezes por semana, segunda e quarta-feira, das 19h30 às 20h30. A mensalidade para sócios e dependentes custa R$ 80,00 e não-sócios pagam R$ 90,00.
Faça uma aula experimental ou matricule-se já!
Informações pelo 3224- 1807 ou 9 9990-9692.